Os benefícios do capim santo


O capim santo, também chamado de capim limão ou capim cidreira, é uma planta medicinal muito popular no Brasil, que pode ser usada para diversos fins. Neste post, vamos conhecer alguns dos benefícios do capim santo para a saúde e como usá-lo de forma adequada.

O que é o capim santo?

O capim santo é uma erva aromática originária da Índia, que se adapta bem a climas tropicais e subtropicais. Ele tem folhas longas e verdes, com um cheiro semelhante ao do limão. O capim santo pode ser encontrado fresco ou seco, em feiras e supermercados, e também é cultivado em hortas caseiras.

O capim santo é rico em compostos bioativos, como o citral, o limoneno, o geraniol e o mirceno, que têm ações antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, antifúngicas, bactericidas e anticoagulantes. Esses compostos são responsáveis pelos benefícios do capim santo para a saúde.

Como usar o capim santo?

O capim santo pode ser usado de várias formas, dependendo do objetivo e da preferência de cada um. As formas mais comuns são:

Veja também >> Os Benefícios do Chá de Cidreira <<

- Chá de capim santo: é feito com as folhas frescas ou secas da planta, que são fervidas em água por cerca de 10 minutos. O chá de capim santo é indicado para aliviar dores de cabeça, cólicas, febre, insônia, ansiedade e estresse. Ele também ajuda na digestão e na eliminação de líquidos, favorecendo a perda de peso.

- Suco de capim santo: é feito com as folhas frescas da planta, que são batidas no liquidificador com água e açúcar ou mel. O suco de capim santo é refrescante e hidratante, além de ter os mesmos benefícios do chá.

- Compressa de capim santo: é feita com as folhas frescas ou secas da planta, que são amassadas ou trituradas e aplicadas sobre a pele. A compressa de capim santo é útil para tratar feridas, inflamações, micoses e dores musculares e articulares.

- Óleo essencial de capim santo: é extraído das folhas da planta por destilação a vapor. O óleo essencial de capim santo tem um aroma cítrico e pode ser usado na aromaterapia, para combater a depressão e o cansaço mental. Ele também pode ser usado na pele, diluído em um óleo vegetal, para cicatrizar feridas e prevenir infecções.

Quais são os cuidados ao usar o capim santo?

O capim santo é uma planta segura e benéfica para a saúde, mas deve ser usado com moderação e cautela. Alguns cuidados ao usar o capim santo são:

- Evitar a exposição ao sol após aplicar o óleo essencial ou a compressa de capim santo na pele, pois pode causar queimaduras.

- Não exceder a dose recomendada de chá ou suco de capim santo, pois pode causar sonolência, diarreia, pressão baixa e fraqueza.

- Não usar o capim santo durante a gravidez, pois pode provocar aborto por relaxar a musculatura uterina.

- Consultar um médico antes de usar o capim santo se tiver alguma doença crônica ou estiver tomando algum medicamento.



O capim santo é uma planta medicinal que oferece vários benefícios para a saúde. Ele pode ser usado como chá, suco, compressa ou óleo essencial, dependendo da finalidade e da preferência de cada um. No entanto, é preciso ter cuidado ao usar o capim santo, pois ele pode causar efeitos colaterais e contraindicações se usado em excesso ou de forma inadequada.